Comunicação apresentada por Manuel Rodrigues Ferro no I Congresso Nacional de Farmácia sobre o "Decrescimento da população em Portugal"

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Representação digital

Miniatura da representação digital

Partilhar

 

Comunicação apresentada por Manuel Rodrigues Ferro no I Congresso Nacional de Farmácia sobre o "Decrescimento da população em Portugal"

Detalhes do registo

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/OF/CDF/C-A/012-007/0001

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1927-12  a  1927-12 

Dimensão e suporte

Papel vegetal; 72 fl.; A 30 cm x L 23 cm x P 1 cm

Autor intelectual

Doutor Manuel Rodrigues Ferro

Âmbito e conteúdo

Comunicação feita no I Congresso Internacional de Farmácia, em dezembro de 1927, pelo professor da Faculdade de Farmácia do Porto Doutor Manuel Rodrigues Ferro. Este documento consiste na comunicação, dactilografada, intitulada “O Decréscimo da População em Portugal – os inconvenientes do uso de produtos antigenésicos”. Contém comentários, rasuras e anotações realizadas provavelmente pelo seu autor. Está dividida em duas partes: uma primeira sobre o “Movimento fisiológico e deficits da população portuguesa” e uma segunda sobre as “Causas que influem no Decrescimento da População” e “Medidas que contribuem para melhorar o deficit da População Portuguesa”. Neste documento Manuel Rodrigues Ferros estabelece um paralelismo entre a realidade portuguesa e de outros países europeus. Entre a bibliografia mencionada destaque para os jornais periódicos tais como “O Século”, “Novidades”, entre outros e os Censos Populacionais de 1920. Contém um documento estatístico representativo do número de casamentos, óbitos e nascimentos entre 1912 e 1929. Entre as principais causas, apontadas por Manuel Rodrigues Ferro, para o decréscimo populacional destaque para o aborto criminoso, feminismo, dificuldades económicas, decadência da fé religiosa, lei do morgadio que permitiu a divisão da propriedade, convulsões político-sociais, egoísmo, entre outras.

Localização física

PT/OF/CDF/A/1

Idioma e escrita

Português