Doação: Farmácia Cruz - Cantanhede

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Doação: Farmácia Cruz - Cantanhede

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subsecção   Subsecção

Código de referência

PT/OF/CDF/E-E012

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1949-08-29  a  1996-08-29 

Dimensão e suporte

10 UI

Produtor

Farmácia Cruz, Laboratórios Grunenthal, Serviços Médico-Sociais, Fernando António Cruz e Silva, Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional das Farmácias, Direção Geral de Saúde Pública – Inspeção do Exercício Farmacêutico, , Caixa de Previdência e Abono de Família do Distrito de Coimbra, António da Silva Pereira, Joaquim Jorge Figueiredo Rastilho, Partido do Centro Democrático Social, Partido Comunista Português, Farmácia Central, Farmácia Seixo

História administrativa/biográfica/familiar

A Farmácia Cruz foi fundada a 3 de janeiro de 1938, em Cantanhede, na Rua Arcebispo Primaz N.º 14, onde se manteve até 1990, altura em que o Dr. Fernando António da Cruz e Silva juntamente com o seu sócio José Rosa Correia Pires transferiram a farmácia para o Largo João Crisóstomo, em Cantanhede. Nos primeiros anos a farmácia, na sua primeira morada, teve laboratório próprio para manipulações simples. Em finais dos anos 50 o Dr. Fernando António da Cruz e Silva com dois sócios reabriram os Laboratórios Basi, em Coimbra, onde eram produzidas especialidades farmacêuticas como “Pipermel” para as lombrigas. Aquele acabou por vender a sua parte em inícios de 1970. Foi funcionário da Farmácia Cruz a partir de 29 de agosto de 1947, passando para Diretor Técnico e Proprietário da mesma, de 29 de agosto de 1949 a 29 de dezembro de 1995, quando cedeu as quotas da Farmácia. O seu filho Fernando Luís Teixeira da Cruz e Silva exerceu o cargo farmacêutico na Farmácia Cruz, de janeiro de 1986 a 29 de dezembro de 1995.

Âmbito e conteúdo

Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato papel doados pela Farmácia Cruz de Cantanhede ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". A doação engloba embalagem de especialidade farmacêutica “Softenon-forte - Hipnótico”, fotografias e carimbo da Farmácia, Placa com indicação de que o Dr. Fernando António da Cruz e Silva foi Diretor técnico, Cartões de identificação e Carteiras profissionais, e correspondência recebida pela Farmácia Cruz em Cantanhede.

Idioma e escrita

Português