Doação: Farmácia Taborda - Fundão

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Doação: Farmácia Taborda - Fundão

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subsecção   Subsecção

Código de referência

PT/OF/CDF/E-E008

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1924-02-17  a  2012 

Dimensão e suporte

4 UI

Produtor

Farmácia Taborda, Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Direção-Geral de Saúde, Grémio Nacional das Farmácias, Caixa Sindical de Previdência dos Ajudantes de Farmácia, Serviços Médico-Civis

História administrativa/biográfica/familiar

A Farmácia Taborda foi fundada em 20 de agosto de 1902. A primeira Direção Técnica e propriedade foi registada na Direção-Geral de Saúde - Inspeção do Exercício Farmacêutico em 17 de fevereiro de 1934 e foi atribuída a Joaquim dos Santos Taborda. Farmacêutico pela Universidade de Coimbra, Joaquim Taborda era natural de Aldeia Nova do Cabo concelho do Fundão. Após ter feito prova de possuir oito anos de prática farmacêutica, a idade e os estudos preparatórios que a lei exigia foi submetido a exame a 28 de maio de 1902, e tendo sido aprovado, foi-lhe passada a Carta de Curso em 9 de janeiro de 1934. A propriedade e Direção Técnica desta farmácia mudam em novembro de 1956 para a Dra. Célia Ferreira da Encarnação. A 18 de janeiro de 1967 a Farmácia Taborda passou a ser propriedade de João Ribeiro de acordo com o N.º 3 da Base XII da Lei 2125 de 20 de março de 1965, tendo a Dra. Célia Ferreira da Encarnação ficado como Diretora Técnica. O Sr. João Ribeiro manteve-se proprietário desta farmácia até 27 de janeiro de 1995. Durante este período assumiram a Direção Técnica da Farmácia os seguintes farmacêuticos: João Arrojado Mendes Leal, que iniciou a atividade em 25 de junho de 1974; João Manuel Martins Leitão que iniciou em 29 de setembro de 1990; e Paula Maria Soares Capitão que iniciou a 27 de abril de 1994 e cancelou a 27 de janeiro de 1995, com o N.º de registo 9867. A farmacêutica Ana Cristina Veiga Almiro e Castro assumiu a Direção Técnica e propriedade da farmácia em 27 de janeiro de 1995. A 10 de abril de 2006 foi realizada uma escritura de alteração do pacto social da Farmácia: a proprietária da farmácia passou a ser a Sociedade Cristina Almiro e Castro - Farmácia Unipessoal, Lda.

Âmbito e conteúdo

A subsecção "Doação da Farmácia Taborda" contém vários documentos cedidos por esta Farmácia sita no Fundão, distrito de Castelo Branco, no âmbito da Campanha “Vamos Fazer História”, que incluem um recibo do Grémio Nacional das Farmácias, uma notificação da Direção-Geral de Saúde, Registo de inspeções realizadas à farmácia ou de pagamento de salários a ajudantes de farmácia, uma fotografia recente da fachada da Farmácia Taborda. Esta subsecção agrega ainda documentos relativos ao fundador da Farmácia Taborda, Joaquim dos Santos Taborda, nomeadamente a sua carta de curso, carteira profissional e bilhete de identidade, bem como um conjunto de rótulos e etiquetas com diferentes indicações acerca do medicamento, vários impressos, papel de embrulho e outros documentos personalizados com os dados da Farmácia Taborda: localização, telefone e Direção-Técnica.

Idioma e escrita

Português