Doação: Prof. Dr. Carlos Silveira

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Doação: Prof. Dr. Carlos Silveira

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subsecção   Subsecção

Código de referência

PT/OF/CDF/E-E006

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1963  a  1997 

Dimensão e suporte

6 UI

Produtor

Prof. Dr. Carlos Silveira, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Marinha Portuguesa, Jornal "Notícias Farmácia Hospitalar", Aloísio Marques Leal, Carlos Silveira, Dr.ª Alda Couceiro, Dr. António Correia Campos

História administrativa/biográfica/familiar

Carlos Fernando Costa da Silveira foi bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 1989 e 1995. Licenciou-se em 1945 na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde concluiu também o doutoramento, em 1966. Entrou para a Marinha aos 24 anos como farmacêutico, onde permaneceu durante 43 anos, tendo ocupado o cargo de subdiretor do Serviço de Saúde Naval. Esteve ainda durante 13 anos ligado ao Ministério da Saúde e foi professor e investigador universitário na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa ao longo de 24 anos. Teve um papel importante na génese da Comissão Técnica de Novos Medicamentos, na implementação de farmácias hospitalares, na criação da OF, do Centro de Metabolismo e Genética da Universidade de Lisboa, bem como do Laboratório de Análises Fármaco-Toxicológicas da Marinha. Em 2010 recebeu o Prémio Nacional de Saúde.

Âmbito e conteúdo

Doação no âmbito da Campanha Vamos Fazer História, composta por documentação relacionada com a atividade profissional, desde relatórios, manuscritos, pareceres, processos e jornadas; artigos de jornais pertencentes ao Professor Dr. Carlos Silveira.

Idioma e escrita

Português